quarta-feira, 3 de março de 2010

Resumo "Saga"

Esta obra retrata a vida de um jovem natural da ilha de Vig que desejava ser marinheiro, pois há já várias gerações que a sua família mantinha contacto com o mar, levando a que um enorme fascínio crescesse dentro de si.
Hans vivia com a sua família, constituída pela sua irmã Cristina, a sua mãe Maria e pelo seu pai Soren. Este último, devido à trágica morte dos seus irmãos, que naufragaram, opunha-se fortemente à vontade do filho.
Vendo que o pai nunca o deixaria concretizar o seu sonho, Hans fugiu no “Angus”, cargueiro inglês que havia atracado em Vig. Hans viajou durante alguns meses como grumete nesse navio, mas devido a uma desavença com o capitão, abandonou-o vagueando pelas ruas da cidade desconhecida, que mais tarde se revelaria a cidade Invicta.
Numa das suas explorações pela cidade, Hans conheceu um inglês, chamado Hoyle que o acolheu em sua casa, educando-o, pois via nele o reflexo da sua juventude e dos seus sonhos, há muito esquecidos.
Com a ajuda do velho inglês, Hans aprendeu tudo sobre a arte de navegar, tornando-se capitão dos navios de Hoyle.
Mais uma vez, o destino atraiçoou-o, com a morte do seu amigo. Mas, sempre que se fecha um porta, abre-se um janela. Hans seguiu com a sua vida e casou-se com uma jovem minhota, Ana, que tinha semelhanças com as mulheres da sua terra.
O agora homem de negócios, foi construindo a sua família. Teve sete filhos, mas o primeiro a quem deram o nome de Soren, morreu pouco antes do baptizado.
Os anos foram passando, a sua família aumentando. Hans já não era um jovem aventureiro e destemido que sonhava ser marinheiro, mas um experiente homem de negócios. Mesmo assim o gosto pela mar nunca se perdera, nem as saudades da sua família, nem o desejo de regressar á sua terra.
No contacto que travava com os “lobos do mar”, Hans sonhava cada vez mais com o regresso. Embora soubesse que não seria recebido pelo pai, que segundo as cartas que a mãe escrevera nunca o perdoara.
A mãe morreu. Hans escreveu ao pai, mas dele nunca veio reposta.
Com o passar dos anos, Hans foi perdendo a esperança do regresso.
No tempo das últimas camélias, adoeceu e durante sete longos dias todos acreditavam na sobrevivência, mas tal não aconteceu.
De realçar, que o último desejo de Hans fora ter um navio naufragado na sua sepultura, talvez para descrever o fracasso do sonho, que nunca se concretizara.
Reza a história, que nos dias de temporal, Hans navega com esse navio, para consumar o tão esperado regresso, para Vig, a Ilha!

História escrita por Sophia de Mello Breyner Andresen

Trabalho realizado por: Rita 8ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário