quarta-feira, 6 de abril de 2011

Falar Verdade a Mentir

No último teste de avaliação do 8ºA foi lançado o seguinte desafio:

Na cena III, Duarte, ao conversar com o sogro, desenvolve um rol de mentiras. Substitua-as por outras, ao seu gosto. Para isso terá que criar uma nova cena, diferente daquela, em que apenas falam estas duas personagens.

Aqui fica uma cena muito bem conseguida, embora mais actual.


Na sala de estar…

Duarte – Sabe meu futuro sogro, numa das minhas viagens até África realizei um safari. Estava realmente muito calor!

Brás Ferreira – Não sabia que Duarte gostava de animais. Um dia parece que me disse que era alérgico ao seu pêlo. Estou errado?

Amália (aparte) – Já se vai meter noutra grande mentira!

Duarte – Deve ter percebido mal, senhor Brás Ferreira. Adoro animais! Sou um… verdadeiro homem da selva.

Brás Ferreira – Imagino! E gostou?

Duarte – Adorei! Era um fantástico jardim zoológico.

Brás Ferreira – Gostava de o ir visitar, pode-me dizer onde fica?

Duarte (atrapalhado) – Sim… na verdade não! É que… caí do jipe e bati com a cabeça numa enorme pedra e… perdi a memória. Foi realmente muito mau!

Brás Ferreira – Pois deve ter sido! Devia estar a usar o cinto de segurança. Mas com certeza que tem fotos. Podia-me deixar vê-las?

Duarte (ainda mais atrapalhado) – Deixaria sem o menor problema, mas pousei-as em cima da lareira e… a janela estava aberto, e assim elas voaram e foram cair no… fogo. Queimaram-se!

Brás Ferreira – Grande desgraça!

Joaquina (com um tabuleiro com chávenas de café) – Aqui estão as chávenas de café. Bebam que pode ficar frio!

Duarte (mudando de assunto) – Tem razão! Vou já beber o meu café.

Amália (mais calma) – Uff! Quase que eras apanhado Duarte!

Duarte – Calma! Está tudo sob controlo!

Brás Ferreira (esquecendo-se do assunto) – Joaquina, traz-me a minha chávena, por favor!

Joaquina – Com certeza!

Ana Beatriz Silva 8ºA nº1

Sem comentários:

Enviar um comentário