sábado, 10 de março de 2012

Uma heroína na turma

Aproximava-se o final do ano letivo e a turma do 7.ºE reuniu-se na escola para discutir o que podiam fazer para terminar o ano em beleza. Havia muitos alunos na turma interessados pela natureza e, principalmente, por animais. Uma vez que viviam e estudavam perto de dois locais (que já tinham visitado muitas vezes) repletos de animais e de atividades ligadas ao meio ambiente – o Parque Biológico de Avintes e a Quinta de Santo Inácio – pretendiam agora visitar algo maior e com mais variedade.

Reunidos no campo de jogos, começaram a debater ideias sobre o local a visitar…

– Devíamos ir a um sítio fora daqui… – começou o Tiago Dias.

– Boa! – exclamou a Bárbara.

– Que tal o Oceanário de Lisboa? – propôs a Ana Rita. – É fora daqui e tem animais fantásticos.

Os outros pareceram animados com a ideia, sobretudo pelo facto de ser em Lisboa. O Daniel disse:

– Um passeio à capital não é má ideia...

– Hum… Mas assim só iriamos ver animais aquáticos. – comentou a Marta, sempre sensata.

– Já sei! – gritou a Marisa – Vamos ao Jardim Zoológico!

– ÓTIMA IDEIA! – concordaram todos.

Falaram com a diretora de turma e começaram a organizar a viagem. A diretora de turma solicitou a cooperação da professora de língua portuguesa e, em duas semanas, tudo estava preparado para a grande aventura.

Pouco tempo depois, num bonito dia de sol, partiram bem cedinho rumo à capital. A viagem correu bem e todos estavam ansiosos por chegar.

Por volta das dez da manhã, já se encontravam à porta do Zoo e o entusiasmo era imenso. Depois da confusão da entrada, já mais calmos, iniciaram a sua visita. Deliciaram-se com os animais e os seus habitats e o tempo passava agradavelmente.

Quando estavam a almoçar, num local muito bonito cheio de sombra e com uma bela vista para um lago, notaram a ausência do Ricardo Marques. A Daniela foi a primeira a reparar…

 – Olhem lá… – começou ela – Onde diabo é que se enfiou o Ricardo?...

De imediato todos se aperceberam do mesmo e foram avisar as professoras que se encontravam a almoçar numa esplanada próxima. O Ricardo já tinha desaparecido há algum tempo, mas todos pensavam que ele tinha ido à casa de banho. De repente, ouviram gritos vindos do lago que ali havia.

– POR MIL CARAMELOS! ALGUÉM ME TIRA DAQUI?

Aproximaram-se e viram estupefactos que o Ricardo tinha caído à água. Então, a Márcia não pensou duas vezes e atirou-se para ajudar o seu colega. As professoras estavam furiosas, mas já não podiam fazer nada.

Em poucos segundos, os dois estavam fora da água.

– Grande Márcia! – elogiou o Tiago Oliveira. (Sempre tinha tido uma grande admiração pela pequena Márcia…)

Depois do sucedido, as professoras decidiram que era tempo de regressar a casa. Mas como? Os dois jovens estavam completamente encharcados! Decidiram então passar por um centro comercial, que havia ali perto, para comprar algumas peças de roupa.

 – Ainda bem que ainda está tudo em saldo! – gracejou o Rui Pinto, sempre espirituoso.

Passada uma semana, a Direção da escola decidiu atribuir um prémio à Márcia pela sua coragem.

– Temos uma heroína na nossa turma. – afirmou a Viviana. – Bem diz a minha avó: “ A mulher quer-se pequenina como a sardinha!”


"Uma narrativa imaginada"

 (texto coletivo da autoria da turma do 7.ºE, no âmbito de uma oficina de escrita sobre o Texto Narrativo realizada na disciplina de LP)

Sem comentários:

Enviar um comentário